Em breve, as TVs serão usadas para espionar você

Durante mais recente Consumer Electronics Show, a gigante da indústria eletrônica Samsung apresentou sua nova linha de TVs inteligentes, que contou com tecnologias capazes de revolucionar a experiência do telespectador. Os participantes que caminhavam pelo stand da empresa eram recebidos com um com algo semelhante a um show de mágica em que se demonstravam a  integração de sensores, câmeras embutidas e microfones ativados com recursos inteligentes, como comando por gestos ou voz e outros tipos de interatividade e conectividade.

“A Samsung está retomando sua liderança no segmento de TV núcleo e tenta fazer da TV o principal dispositivo domiciliar de acesso a internet”, observou Richard MacManus do ReadWriteWeb.

No entanto, nem tudo é um arco-íris para os consumidores. Isso porque, como um crítico da indústria assinalou recentemente, a tecnologia faz uso da mesma matriz de hardware e software de computadores projetada para se adaptar às preferências de cada usuário e, assim, o equipamento também pode ser usado para passar informações pessoais sem o conhecimento do usuário. Praticamente um olho mágico de alta tecnologia.

Gary Merson, do site HD Guru, é quem chamou a atenção para a possibilidade de algo como assim se possível. Em sua análise, publicada no MSNBC, Merson explicou minuciosamente como cada componente deste sistema bastante complexo poderia ser manipulado para continuamente coletar informações sem ninguém suspeitar que ela sequer esteja acontecendo. Informações, diz ele, que os hackers ou mesmo o fabricante Samsung pode vender para os anunciantes.

Estes novos aparelhos de plasma e de LED são construídos com uma câmara e microfones localizado ao longo da parte superior do painel de tela, ambas as quais estão ligadas à internet para permitir o acesso imediato a aplicações prontamente disponíveis no sistema de computação em nuvem da Samsung. Eles também vêm com um sistema de reconhecimento facial e de voz utilizado pelo computador para reconhecer quem está dando os comandos e, portanto, aprender as preferências dessa pessoa. Por exemplo, se você gosta de assistir a um seriado que será apresentado ao final da tarde, o sistema já terá informações suficientes a seu respeito para recomendar alguns outros shows que você gostaria de ver enquanto você aguarda seu programa.

Tudo isso soa muito bem, mas aqui está o cerne da crítica de Merson:
“O que nos preocupa é a integração com um sistema de câmara e microfone. Um representante da Samsung nos diz que você pode desativar o recurso de voz, no entanto isso é feito via software, e não com um simples botão de “liga-desliga”.

E ao contrário de outras TVs, que têm câmeras e microfones acessórios ligados por um único cabo USB facilmente removível, você não pode simplesmente desligar esses sensores. Durante o teste, a menos que o sistema de reconhecimento fosse activado, não havia nenhuma indicação quanto ao fato da câmara (tal como uma luz vermelha) e microfones de áudio estarem ligados. Não existe uma maneira de desconectá-los fisicamente ou ter certeza de que você não está sendo gravado.

A Samsung oferece o modo de reposicionar manualmente a câmera da TV, para apontá-la, por exemplo, para cima, de acordo com um porta-voz da Samsung.
Considerando todo o tempo que nós gastamos com nossos laptops, tablets, smartphones e TVs, os dados reunidos seriam de grande valia para as empresas. Portanto, não se surpreenda se você começar a ver mais comerciais para medicamentos prescritos como Adderall. Hackers, investigadores, voyeurs e outros curiosos podem invadir o sistema operacional para observá-lo em sua própria casa. Todos poderão saber o que você costuma fazer na sexta-feira à noite em casa.

Fonte: SmartPlanet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: