Você conhece os alimentos que combatem a TPM?

Uma das principais características dos sintomas da TPM é que eles aparecem geralmente uma ou duas semanas antes das menstruações e somem completamente durante o período de sangramento.

Entre os sintomas mais relatados podemos destacar : Compulsão alimentar (principalmente doces) , retenção de líquido ( inchaço) , enxaquecas , ansiedades, irritação entre outras .

A alimentação inadequada , pode muitas vezes influenciar nesses sintomas , uma vez que vários alimentos apresentam ainda substancias específicas importantes que colaboram na prevenção ou na diminuição desses terríveis sintomas e melhora do metabolismo, considerados assim promotores de saúde.

Conheçam alguns deles que pioram a TPM :
Chocolate: Saber escolher o chocolate , é fundamental , uma vez q a procura desse alimento pelas mulheres nesse período é muito grande , pois o cacau ajuda a aumentar a liberação de seretonina, melhorando o bem estar e o prazer .Porém a escolha errada , poderá muitas vezes aumentar muito mais esses sintomas tão indesejáveis , pois o chocolate ao leite ( os mais comuns) é composto por concetrado teor de açúcar e gordura trans, que, neste caso, só agravam ainda mais esse sintomas, aumentando a ansiedade e a busca por mais doces . Opte por chocolates com concentração de cacau altas ( 70%)

Cafeína: Presente no cafezinho, chá mate, guaraná natural e refrigerantes, são potentes estimulantes do sistema nervoso, aumentando o hormônio do estresse e diminuindo a produção de serotonina no cérebro, com consequente aumento da tensão, irritabilidade, estresse, dores de cabeça, ansiedade e compulsão por doce.

Alimentos ricos em gordura saturadas ( ruim): Alimentos como manteiga gordura trans (biscoitos recheados , sorvetes… ), embutidos ( salsichas , frios etc..) e laticíneos são ricos em gordura mais inflamatória, aumentando substâncias que inflamam o organismo, provocando cólicas, dores de cabeça, seios doloridos, além do inchaço e retenção de líquidos para conter mais sódio também.

Álcool: Aumentam a eliminação de vários nutrientes importantes para o equilíbrio orgânico e metabólico, entre eles, destacamos o cálcio, magnésio e vitamina do complexo B, que, na deficiência, provoca também hipoglicemia e todos os sintomas já citados acima.

Suco funcional para aliviar os sintomas da TPM

– 1 copo de suco de lima da pérsia- Evita a retenção de líquidos.
– 3 amêndoas picadas _ Fonte de zinco que contribui para regular os níveis de glicose no sangue. O zinco tende a cair na mulher com TPM. Essa queda aumenta a vontade de comer doces, causa fadiga e cefaléia.
– 1 talo de aipo picado – Rico em potássio, importante mineral para o funcionamento do organismo. Evita a retenção de líquido por ter efeito diurético.
– 1 xícara de folha de couve  picada – Por ser rico em magnésio, que é uma das substancias fundamentais para a produção de energia no organismo, melhora a disposição e reduz a irritabilidade, além de ajudar na eliminação de toxinas do organismo
– Bater tudo no liquidificador e beber em seguida, todos os dias pela manhã esse delicioso e saudável suco

Fonte: buscasaude

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: