Semana de Enfermagem: 2º dia tem participação especial da juíza Josiane Cabrini

O segundo dia da VI Semana Acadêmica de Enfermagem das Faculdades ESEFAP, cujo tema foi Processos Éticos, Gestão e Novas Tecnologias, contou com a participação especial da juiza de direito drª Josiane Patrícia Cabrini.

A juíza de Direito, Dra Josiane Cabrini discursa sobre ética e atuação profissional para um auditório lotado, na VI Semana de Enfermagem da ESEFAP

Demonstrando conhecimento do código de ética de enfermagem, drª Josiane fez uso de fatos recentes para instar o público presente, formado por docentes, discentes e profissionais, a se questionarem sobre as questões éticas que permeiam as relações humanas e, em particular as profissionais, como a conduta do profissional de enfermagem para com médicos e pacientes.

Após a palestra, compuseram a mesa os docentes mestre André Sanches, titular da cadeira Ética e Legislação em Enfermagem, e a professora Jussara Campoville, que ministra Gestão de Enfermagem nos serviços de Saúde. Professor André, após breve comentário sobre a conduta profissional exemplar da juíza, afirmou que o profissional de Enfermagem tem de ficar atento às questões éticas e legais que permeiam sua rotina de trabalho, bem como a necessidade de estar constantemente atualizado sobre as tecnologias que, por vezes, alteram procedimentos e as relações no ambiente de trabalho. “Por isso a importância da educação continuada”.

Professora Jussara Campoville, formada em Enfermagem, com larga experiência em gestão e auditoria em saúde pública, afirmou que, apesar de estar distante do processo do cuidar, sente-se estimulada ao trabalhar na área de gestão. “Este é um campo em que as políticas públicas cada vez mais demandam profissionais de enfermagem, já que o enfermeiro tem, por formação, esta capacidade de articular os diversos setores e atores da área”, destacou Jussara.

Segundo a professora da Esefap, é importante que o profissional de enfermagem esteja atento às novas tecnologias, mas que saiba se colocar profissionalmente e como sujeito político, crítico, frente às condições de trabalho que lhe são impostas.

Com a presença do coordenador Faustino Neto e de colegas do curso, os docentes Jussara Campoville e André Sanches debatem a relação entre ética, gestão e tecnologia com a juíza Josiane Cabrini

A semana de Enfermagem da ESEFAP continua nesta quarta-feira, com a participação da enfermeira Roseli Carolino, da Santa Casa e do Hospital das Clínicas de Marília, que discutirá o manejo da PIC em unidades de terapia intensiva.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: